Fundamental I e II

“A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é preparação para a vida, é a própria vida.”

John Dewey

O ensino fundamental é obrigatório para crianças e jovens com idade entre 06 e 14 anos e tem duração de nove anos, sendo divido em dois ciclos. O primeiro ciclo compreende do 1º ao 5º ano onde se dão os primeiros processos ligados ao domínio da leitura, escrita e cálculo. Já o segundo ciclo, é composto pelos 04 anos restantes do 6º ao 9º ano onde começam a ser aprofundados a compreensão do ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família.

Portanto, essa etapa da educação básica deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno.

Logo, os objetivos da Escola São José para a formação básica das crianças na Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo.

Nossa Proposta Pedagógica tem como base conceitos e valores de uma educação voltada para a formação integral do aluno, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras além da aquisição de conhecimentos, habilidades, competências e formação de atitudes e valores essenciais para o exercício da cidadania, incentivando a realização de atividades esportivas e recreativas, visando à construção dos conceitos dos conceitos de bem estar físico.

Na nossa instituição os ciclos do Ensino Fundamental se apresentam da seguinte forma:

Fundamental I – No turno vespertino – das 14h às 18h.

Fundamental II – No turno matutino – das 7h15min às 11h40min.