Proposta Pedagógica

A Escola São José atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com o compromisso de formar cidadãos éticos, responsáveis e conscientes de seu papel social. Por meio de aulas de qualidade, projetos diferenciados, tecnologia educacional e infraestrutura privilegiada, a instituição mobiliza os estudantes para a aprendizagem, com estímulo às múltiplas inteligências, trabalha pelo aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário.

Para enriquecimento curricular os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, através de parceria que se mantém com o Projeto Criatividade em Barreiras, além de aulas extras de Dança e Xadrez. Para tal, é vinculado ao Sistema Positivo de Ensino, atualizado com frequência por centro de pesquisas próprio, no qual especialistas analisam tendências e aperfeiçoam as ferramentas de ensino para tornar o aprendizado mais prazeroso.

A Escola oferece três anos de ensino na Educação Infantil: Grupo de 03 anos, Grupo de 04 anos e Grupo de 05 anos. Em ambientes propícios, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar, tendo o trabalho pedagógico para esse nível desenvolvido por meio de quatro eixos. A pesquisa proporciona a descoberta do mundo. As histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar. A arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade. Os jogos promovem o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização, a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Para o Ensino Fundamental a Escola oferece nove anos, divididos em dois segmentos: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano – turno vespertino) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano – turno matutino). Na fase I do aprendizado, o aluno é estimulado ao desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, da criatividade e da sensibilidade estética. O estudante tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa. Na fase II o ensino acontece por meio das aulas expositivas, práticas, de campo, saídas pedagógicas e projetos diferenciados, o que permite à Escola o aprendizado dinâmico e a consolidação do hábito de estudo.

Na oferta do Ensino Médio com duração de três anos a Escola considera ser uma das fases mais importantes da vida do aluno, na qual são tomadas decisões que irão ser significativas no futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de ensino a Escola intensifica o grau de exigência e de preparação, para que o aluno se inserir no mundo do trabalho e, principalmente para dar prosseguimento aos seus estudos com o intuito de que conquiste vagas nas melhores universidades e faculdades do país.